Ranking Tennis Open | Torneio de Tênis

A importância da nutrição para o tenista

Por Serena del Favero, Nutrição Personalizada

 

Você sabia que uma alimentação adequada, durante os períodos de treinamento e competição, é fundamental para melhorar o desempenho do tenista?

O tênis é um esporte complexo e as partidas podem ser muito longas com gasto energético superior a 3000 kcal, sendo assim, a dieta do tenista deve fornecer energia e nutrientes apropriados para suportar o volume, a intensidade e a duração da atividade.

Sabe-se que alimentos fontes de carboidrato são a principal fonte energética durante o exercício e a quantidade que o tenista deve consumir pode variar de acordo com a intensidade do jogo ou a sessão de treino.  De maneira geral, o jogador deve consumir de 6 a 10g/kg do seu peso corporal por dia e essa recomendação deve ser ajustada por um nutricionista de maneira individual. Em dias de torneios o consumo de alimentos ricos em carboidrato deve ser feito de 3 a 4 horas antes do evento com o intuito de garantir que os estoques de carboidrato do tenista estejam completos antes da partida. Em situações em que o intervalo entre a refeição e o início do jogo for muito curto, como 1 hora ou menos, o uso de suplementos de carboidratos pode ser útil. O consumo de alimentos ou suplementos ricos em carboidratos também é importante após o jogo principalmente se houverem outros jogos no mesmo dia ou dias seguintes, para garantir uma recuperação muscular ideal e manutenção do desempenho nos próximos jogos. São alimentos fontes de carboidrato: pães, massas, batatas, arroz, aveia, granola, frutas, mel entre outros.

Além dos carboidratos, as proteínas são de fundamental importância para força e ganho de massa muscular e a quantidade de proteína que o tenista deve consumir é baseada no volume e intensidade do treinamento ou competição. Além da quantidade de proteína consumida, é importante considerar também o horário (antes ou após o treino ou jogo) e o tipo de proteína consumida (proteína animal, vegetal ou suplementos). Portanto, quando falamos em proteína, precisamos prestar atenção aos fatores quantidade, horário e tipo de proteína para que o atleta se beneficie do consumo destes alimentos. São alimentos fontes de proteína: carnes, peixes e aves, ovos, leite e derivados (queijos e iogurtes) e grãos como feijão, lentilha, grão de bico, quinoa e ervilha, entre outros.

E não podemos esquecer das vitaminas e minerais que participam de todos os processos de produção de energia. Mas será que o jogador precisa de complexo multivitamínico de A a Z? A suplementação de vitaminas e minerais faz-se necessária apenas quando a nutrição está comprometida, como por exemplo, durante viagens e períodos intensos de treinamento e competição e em casos específicos após a avaliação individual de cada atleta. Muito provavelmente, o jogador, com uma alimentação adequada e saudável, não apresentará deficiência de vitaminas e minerais que justifiquem uma suplementação.

Portanto, uma alimentação adequada é importante para o tenista tanto durante os treinos quanto durante os torneios e faz-se necessário prestar atenção ao consumo de alimentos energéticos e construtores (carboidratos e proteínas), além dos alimentos ricos em micronutrientes (vitaminas e minerais) para que o atleta consigo desempenhar o seu máximo dentro e fora das quadras!

Voltar para o blog
Atendimento

Todos os dias:

9h - 19h

[email protected]
(11) 98921-8281

Jogos

Sábado:
12h - 19h30
Domingo e Feriados:
07h - 19h30