Ranking Tennis Open | Torneio de Tênis

As três principais competências psicológicas para o tenista

Por Lais Yuri, Psicóloga e Coach Esportiva

 

Quando falamos sobre o aspecto psicológico, emocional ou mental, não falamos somente para tenistas de alta performance, que jogam profissionalmente. Falamos para todos os praticantes de tênis, afinal somos seres humanos e não escapamos de ser influenciados por questões psicológicas no nosso dia a dia.

Você, que joga tênis por lazer ou que já compete em academias ou Federação, está sob influência constante do “mental” e, de fato, ele faz toda a diferença quando você entra em quadra. Para qualquer praticante de tênis, alguns aspectos psicológicos são essenciais para o que o atleta consiga desempenhar o seu melhor tênis, sem a influência de emoções negativas ou mesmo da falta de concentração e confiança, que muitas vezes podemos sentir dentro da quadra. São eles:

- Controle emocional: sentir-se nervoso, com raiva ou mesmo triste, faz parte da vida. Nos frustramos e nos alegramos dependendo do que ocorre conosco e do nosso contexto. Saber controlar essas emoções de forma que não atrapalhe a sua performance é essencial para o sucesso do tenista. Uma dica é respirar entre os pontos de forma profunda para acalmar-se;

- Concentração: já é comprovado em pesquisas que nós seres humanos não conseguimos manter um altíssimo nível de concentração por muito tempo. Algumas pesquisas apontam que temos mais de 4 mil pensamentos diferentes ao longo de 16 horas! 4 mil! Então, imagine quantos pensamentos passam pela nossa cabeça quando estamos em jogo no momento de decisão. Assim, conseguir manter um ótimo nível de concentração e retomar o foco a cada momento rapidamente é uma capacidade essencial para a performance seja no esporte ou na vida. Uma dica para desenvolver essa competência é ter claro e retomar ao longo da partida, sua estratégia que você definiu contra seu adversário;

- Confiança: uma vez um ex-atleta famoso, quando eu perguntei a respeito da característica psicológica mais importante para um atleta, me respondeu sem hesitar: CONFIANÇA! “Uma pessoa que não acredita em si está fadada a perder dentro da quadra” disse ele. Acreditar em suas qualidades e acreditar que pode superar as dificuldades que aparecem no jogo é essencial para ter um alto desempenho no tênis. Uma dica é ter claro as suas qualidades como tenista – colocando-as em uma lista e antes de cada jogo ter ela em mãos para reler e assim aumentar seu nível de confiança para a partida.

Existem muitas outras competências psicológicas, mas essas 3 – CONTROLE EMOCIONAL, CONCENTRAÇÃO E CONFIANÇA – são, com certeza, as mais importantes para o jogador de tênis.

Quer ter dicas sobre como desenvolver essas competências em você e melhorar o seu jogo? Fique ligado para mais novidades no Ranking Tennis Open!!!

Até mais!

Voltar para o blog
Atendimento

Todos os dias:

9h - 19h

[email protected]
(11) 98921-8281

Jogos

Sábado:
12h - 19h30
Domingo e Feriados:
07h - 19h30