Ranking Tennis Open | Torneio de Tênis

Está na hora de fechar e... Você se sente cansado? O que fazer para manter o foco no jogo?

Por Ranking Tennis Open

 

Imagine a seguinte situação: Você vem ganhando de 6/3 e 2/2 no 2° set. Em seu saque abre 40 a 0 com pontos rápidos e winners na segunda bola.

Na virada de lado você senta, descansa, e na volta, tem um game de erros seguidos. Tacos e bolas que nem chegam a passar da rede. Seu adversário é  incapaz de definir os pontos, porém não se incomoda de ficar trocando bola com você, e, quando você menos espera,7/6 e 8/4 no super tie-break para ele.

E agora? Cadê aquele jogador confiante do game de 2 iguais?

Jogo longo, até o boleiro já sente o desgaste, e você tem que jogar um final de super tie-break , que provavelmente ganharia fácil, mas está lutando ponto por ponto por um jogo que estava na mão, há saída quando isso acontece? A situação desse jogo é mais comum do que se imagina, uma derrota para o cansaço, do corpo e da mente.

É fundamental perceber a evolução do desgaste do seu corpo juntamente com a sua a concentração durante a partida, e a partir disso, adotar as seguintes medidas:

1) Toalha molhada/ Saco de gelo

Leve para quadra uma toalha molhada ou um saco de gelo e uma bolsa térmica em dias quentes. Durante as viradas de lado coloque-a em seu pescoço. Isso ajudará a manter seu corpo em uma temperatura amena.

2) Água e Isotônico

Antes de iniciar um jogo busque um pouco de água e isotônico gelados para levar a quadra e deixar dentro da sua bolsa térmica, mantendo a hidratação adequada ao longo de toda a partida.

3) Troca de camisetas

Ao final de um set, quando muito suado (a), busque trocar sua camiseta. Utilizar camisetas úmidas de suor, fazem mal, acumulando fungos e bactérias. Um novo set vale uma nova camiseta seca que lhe ajudará seu corpo a respirar um pouco melhor.

4) Tempo para toalha e respiração

Durante um game não se tem tanto tempo para descansar. Portanto é importante adotar algumas estratégias para recuperar o corpo dos pontos. Quando os erros surgirem  e as pernas pararem de repente, busque relaxar com uma respiração rápida no fundo da quadra, se enxugue e descanse antes do próximo ponto.

5) Assoprando dedos 

Sim! Assoprar um pouco seu dedo pode trazer momentos de paz em meio ao seu jogo complicado. A Mayo Clinic, centro de pesquisas de Minnesota, estudou que ao assoprar seus dedos, estimula-se o nervo vago que desacelera o ritmo cardíaco. é como se o seu corpo enviasse um mensagem ao seu cérebro “Vamos lá, está tudo certo, fica tranquilo garoto(a)”.


Teste essas dicas e conte para gente? Funcionou em seu jogo?

Voltar para o blog
Atendimento

Todos os dias:

9h - 19h

[email protected]
(11) 98921-8281

Jogos

Sábado:
12h - 19h30
Domingo e Feriados:
07h - 19h30