Ranking Tennis Open | Torneio de Tênis

Dicas de tênis do Instagram

Por Ranking Tennis Open.

 

Esse ano postamos em nosso Instagram algumas informações interessantes para a melhora de seu jogo. Ainda não viu? Sem problemas, trouxemos aqui para o Blog as principais dicas que precisa saber para evoluir o seu jogo de tênis: 

 

Approach

- Posicionamento: no deslocamento frontal, procure posicionar-se lateralmente, com a perna oposta em frente ao corpo, para maior estabilidade do golpe.
- Direcionamento: escolha onde vai direcionar a bola levando em consideração: ponto fraco do adversário, maiores chances de fechar a rede e risco adequado, afinal, essa é uma bola de transição para a finalização do ponto.
- Deslocamento :após realizar o approach, posicione-se rapidamente à rede, sempre seguindo o direcionamento da bola, para fechar os ângulos da quadra. E lembre-se do split;)

 

Smash


- Preparação: O Smash é um golpe de definição precisa e para acertá-lo, é preciso realizar a preparação antes de se movimentar para a bola. Assim, consegue garantir um melhor contato com a bola e maior chances de acerto.
- Aceleração: Por mais que seja um golpe de ataque, mais do que força, é preciso manter a consistência no Smash. Caso a bola venha muita difícil ou seja inseguro no golpe, coloque menos força no contato para manter a bola em jogo e retome o ponto. Aos poucos conseguirá aperfeiçoar o golpe e deixá-lo mais agressivo.
- Direcionamento: Outra estratégia que ajuda muito na regularidade do Smash é o direcionamento. Você já está bem perto da rede, rebatendo de cima para baixo, não é preciso mirar as linhas. Visualize uma margem de um metro para cada linha da quadra e mire seu Smash dentro dessa área. Já será suficiente para definir o ponto e trará mais segurança para o golpe.

 

Grip

O Grip é a mesma coisa que Cushion? Não, Cushion é o material que envolve o cabo da raquete, que vem de fábrica. Ele tem o objetivo de acolchoar o cabo e muitas vezes é de couro, mais confortável e firme, porém, menos absorvente. Deve ser trocado com prazos maiores, quando começa a soltar tinta ou está danificado. O Grip tem o objetivo de manter a firmeza das mãos na raquete, costuma ser mais fino e absorvente.

- Quando devo trocar o Grip? O Grip deve ser trocado sempre que começa a deslizar ou se abrir pelo cabo da raquete. Se a raquete ficar um tempo parada, é recomendada a troca também.
- Posso virar o Grip? Algumas pessoas viram o Grip, é possível, mas apenas recomendado se ele estiver apto para absorver o suor das mãos. Além disso, se estiver sujo, pode passar resíduos para o Cushion.
- Qual o melhor Grip? Depende bastante de cada um. Quem sua mais nas mãos, precisa de Grips bastante secos e absorventes. Quem desenvolve calos facilmente, melhor Grips mais confortáveis. Há também diversas cores, que pode escolher de acordo com o gosto.

Por fim, uma última recomendação: Atente-se à espessura da raquete após trocar Grips e Cushions. Dependendo do modelo, ele pode modificar o tamanho do cabo e atrapalhar o seu jogo.


 

Postura de expectativa na devolução


Faça sempre a postura de expectativa na resposta de saque. Estando pronto, grandes chances de já começar bem o ponto com uma devolução agressiva. Pontos que indicam uma boa postura:


-Duas mãos na raquete;
-Raquete em posição neutra e alta;
-Split no momento do contato o saque do adversário.

 

Slice em seu jogo! 

 

Não sabe quando usar o slice?


- Contra adversários bem altos;
- Contra adversários com empunhaduras muito viradas;
- Para se defender;
- Na devolução de saques agressivos;
- Ao subir a rede;
- Pra quebrar o ritmo do jogo!

 

Top Spin

 

Os golpes de fundo executados com Top Spin são a grande arma do tênis moderno: garantem mais segurança para o ataque e mais tempo de defesa. Anda com dificuldades de realizar o golpe? algumas dicas que podem ajudar:


-Verifique sua empunhadura junto ao seu professor: empunhaduras muito fechadas não permitem ao punho "dar a chicotada" no momento do contato;
-Como estão suas cordas? Cordas muito duras ou raquetes com padrão de cordas muito alto acabam ficando menos maleáveis para ajudar no "giro da bola";
-Faz o Spin, mas ele sai sem potência? Experimente colocar mais a força das pernas e tronco ao executar o golpe.

 

Forehand

 

Sabe aquele momento que tem a chance de atacar com o Forehand mas fica com receio de errar? Considerando um ponto de contato adequado:

 

- Evite a bola na rede: a flexão e extensão dos joelhos, com transferência do peso do corpo para a perna invertida do golpe é o grande segredo para evitar bolas na rede. Somando esse critério técnico com a elevação do cotovelo após o contato = sucesso.

- Evite a bola sair no fundo: ao elevar o cotovelo para evitar a bola na rede, é preciso realizar o spin com o punho e antebraço para "trazer"a bola para a quadra novamente. Se mesmo assim sua bola continua saindo muito, diminua um pouco a força. Não é preciso sempre atacar como se fosse a última bola do ponto.

- Evite a bola sair lateralmente: a maior parte dos erros laterais acontecem por um simples "erro de mira". Ao escolher o lado do ataque, procure mirar a um metro de distância a linha para dentro da quadra.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente:)

Voltar para o blog
Atendimento

Todos os dias:

9h - 19h

[email protected]
(11) 98921-8281

Jogos

Sábado:
12h - 19h30
Domingo e Feriados:
07h - 19h30