O tênis vem sofrendo mudanças. Em busca de se tornar um jogo mais dinâmico e fácil de assistir, as regras vem se aprimorando. O unodecacampeão de Roland Garros , Rafael Nadal, que sempre sofria com advertência por seus atrasos, conta agora com a ajuda do “shot clock”, um relógio dentro da quadra que conta o tempo entre pontos e virada de lados. Mas como funciona a regra de tempo? Qual a sua importância?

A regra é basicamente dividida em dois momentos:

Tanto o sacador como recebedor tem 60 segundos para ficar sentados nos games impares (exceto 1º game do set e viradas de tie-break) e 90 segundos nos finais do set.  Após passado o tempo, 30 segundos para se levantar e o ponto do próximo game ter iniciado.

A primeira violação gera uma advertência e as demais um ponto, Ex:. Já com uma advertência, venho sacando em 30/30  e fico 40 segundos me secando na toalha, segunda violação 30/40.

Sacando: 20 segundos entre pontos.

 

Recebendo: Jogar ao ritmo razoável do sacador (estar pronto quando o sacador também estiver).

 

 

 

 

 

A regra do jogo continuo diz que o jogo deve fluir do primeiro ao ultimo ponto sem interrupções. Gerar atraso ao jogo prejudica não só o seu adversário em esfriar a partida, mas também gera atrasos em toda programação do torneio.

 

Ida ao banheiro:

São permitidas no final de set aos  homens, e virada de lado e final de set, as mulheres.

A ida ao banheiro é exclusivamente ao seu uso, sem duchar-se (considerado vantagem ao oponente) e principalmente sem sair para comprar Gatorade depois.

 

Aquecimento:

Um dos pontos que geram mais atrasos numa partida de tennis são os longos aquecimentos. O aquecimento é de 5 minutos, divididos da forma que os jogadores desejarem. O formato mais comum de divisão é :

  • 1 minuto de bate bola de fundo
  • 2 minutos de aquecimento na rede
  • 2 minutos de saque

 

Mas, a final, o que fazer para não atrasar o jogo?!

  • Usar, mas não exceder o 1 minuto sentado na virada de lado, aproveita-lo para descansar o máximo possível, sem sair da quadra nem se levantar para buscar água, peça a um boleiro encher sua garrafa.
  • Use toalha, mas não abuse. Você pode usar toalha SIM, não é só Djoko, Nadal e Serena que podem ! Mas cuidado com os 20 segundos…
  • Procure aquecer antes dos jogos. Não gaste parte dos seus 5 minutos batendo bola no quadradinho. Aqueça no paredão, em outra quadra (se disponível), ou com um elástico extensor. Consulte seu coach.
  • Não deixe chamar seu jogo para ir buscar suas coisas ou colocar seu tenis, antecipe com a mesa de controle quanto tempo falta a seu jogo entrar em quadra.
  • Ao final, um pouco de bom senso e parceria. Jogamos além de tudo por prazer, conduza junto com seu parceiro os tempos, com pensamento aos que estão esperando.Juntos busquem se ajudar.

Lucas Cabral Silva

Leave a Reply